Introdução
Em Lucas 6:38, versículo amplamente presente em contextos religiosos, nem sempre tem sua compreensão na totalidade. Sendo assim, vamos explorar mais profundamente o significado desse versículo, especialmente em relação à generosidade e o perdão, dentro do contexto mais amplo das palavras de Jesus. Deem e lhes será dado!
Deem e lhes Será Dado: Contexto e significado
Primeiramente, ao examinarmos os versículos anteriores (Lucas 6:37-38), percebemos que Jesus está ensinando sobre a atitude que devemos ter em relação aos outros: não julgar, não condenar e perdoar. Ele então utiliza a metáfora da “boa medida” para enfatizar a importância da generosidade e do perdão:
“Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês”. (Lc 6:37,38).
Interpretação da “Boa Medida”
Decerto, muitos interpretam erroneamente a “boa medida”, como uma referência ao dinheiro ou aos dízimos. No entanto, dentro do contexto, Jesus está falando sobre a generosidade e o perdão. Por isso, Ele nos incentiva a dar livremente, sem esperar nada em troca, e promete que receberemos de volta uma medida generosa, tanto em termos de perdão quanto de bênçãos!
Não julgue, não condene, mas perdoe, pois, do contrário, você também enfrentará julgamento, condenação e falta de perdão.
Observe no versículo 38, que Deus espera generosidade de nossa parte! Aquilo que eu estabelecer como medida, será o mesmo parâmetro para me retribuir! Mas, generosidade em relação a quê? Em perdoar!
Generosidade e Perdão
Enquanto examinarmos versões alternativas do texto, como a tradução de A Mensagem, podemos ver uma ênfase ainda maior na importância do perdão e da generosidade, pois Jesus nos ensina a não julgar, a tratar os outros com bondade e a sermos generosos em nossas ações e palavras:
“Não bombardeiem de críticas as pessoas quando elas cometem um erro, a menos que queiram receber o mesmo tratamento. Não pisem nos que estão por baixo: a situação pode se inverter. Tratem todos com bondade, e a vida será muito melhor. Entreguem a vida! Vocês a receberão de volta, e não só isso: o retorno será cheio de recompensa e de bênçãos. Dar é o caminho, não ganhar. Generosidade produz generosidade” (Lc 6:37,38 – versão A Mensagem).
O Galardão Celestial
É essencial compreender que o galardão prometido por Jesus não está necessariamente ligado a recompensas materiais neste mundo, mas sim, às bênçãos espirituais e à vida eterna no céu, ou seja, nossa generosidade e perdão aqui na Terra, refletem nosso caráter como seguidores de Cristo e nos trazem recompensas eternas.
Conclusão
Portanto, ao analisarmos Lucas 6:38 dentro de seu contexto mais amplo, podemos entender que se trata de um convite de Jesus para vivermos uma vida de generosidade e perdão. Esse convite nos enche de coragem e nos motiva a praticar a generosidade livremente, espontaneamente, sabendo que receberemos recompensas abundantes, não apenas nesta vida, mas também na vida eterna. Que possamos seguir o exemplo de Cristo, praticando o amor e a generosidade em todas as nossas interações com o próximo.
Para Meditar
Generosidade produz generosidade!
Caro Amigo Leitor
Permita-me amorosamente dizer-lhe que estamos vivendo os últimos dias da humanidade na Terra, ou seja, o fim está próximo e as profecias se cumprem a cada dia. Visto que salvação só temos por meio de Jesus Cristo, se faz necessário tomar uma decisão em sua vida, pois somente em Cristo, temos vida plena, abundante e eterna. Busque a Cristo e entregue seu coração a Ele. Saiba que hoje, Ele o quer salvar.
Vídeo Relacionado no Canal do YouTube
Como Atrair Bênçãos Sobre Sua Vida?
Estudo Relacionado Para Sua Leitura
Promessa de Jesus: O Significado de Pedir, Buscar e Bater
Autor: Nelson Júnior – Ramificados
Termo de Uso do Site: Clique Aqui
Política de Privacidade: Clique Aqui