Compartilhe o Conhecimento!

Imagem de um Barco à velas, enfrentando uma grande tribulação no mar, com raios e tempestade no céu.

Introdução

Por que o ser humano passa por momentos de tribulação? Será que acontece devido algum pecado cometido, como resultado de uma espécie de punição? Será que a obediência a Deus e à Sua Palavra também pode gerar algum tipo de tribulação em nossas vidas? Vamos meditar um pouco?

Como Base para o Estudo, Usaremos o Texto em Marcos 4:35-41

Jesus e seus discípulos entram em um barco no mar da Galileia e seguem para o outro lado da margem (em direção à cidade de Gadara). Durante a travessia, um forte vendaval surge no mar e as ondas se lançavam sobre o barco, como se fossem afundá-lo Jesus estava dormindo na popa e os discípulos pensavam que iriam morrer. Ao acordá-Lo, Jesus se levanta, repreende o vento e no mesmo instante, tudo se acalma.

Relacionando este Texto com a Tribulação, Podemos Tirar Várias Lições Importantes

  • Não é pelo fato de Jesus estar no barco que não teremos problemas;
  • Passar por tribulação não significa que a pessoa esteja em pecado;
  • Obediência também gera tribulação;
  • Jesus sempre está conosco, mesmo em meio a uma tempestade.

A Bíblia nos relata que Jonas enfrentou grande tempestade por ter sido desobediente! Sendo assim, essa informação serve para demonstrar que muitos problemas surgem em nossas vidas, devido escolhas erradas que fazemos! Contudo, os discípulos estavam enfrentando tribulação exatamente porque foram obedientes!

A Bíblia revela que a obediência também gera tribulação, porém, devemos nos regozijar e nos alegrar, pois grande é o nosso galardão com Deus.

– “Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los” (Ec 9:2).

Outro Exemplo Dessa Afirmação em João 16:1-7

O Senhor Começa a Explicar que os Discípulos Passariam por Tribulação:

(Vs.4) – “Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei”. Que hora é essa? Está no vs.2: “vos expulsarão e vos matarão”;
(Vs.6) – Uma dupla tristeza encheu o coração dos discípulos: “vocês vão morrer” e “quando vocês estiverem morrendo eu não estarei perto de vocês”;
(Vs.7) – Jesus explica o motivo pelo qual Ele deixaria os discípulos: “para que o Consolador fosse enviado”.

O silêncio de Deus não significa abandono! Nesse sentido, o fato de Jesus estar dormindo, não significava que Ele não se importava com a situação. Sendo assim, os discípulos deviam ter visto como algo positivo, enxergando segurança no sono de Cristo. Podiam olhá-Lo dormindo e dizer: “Se Ele está dormindo, é porque a tempestade não é uma ameaça!” Por maior que seja nosso problema, Deus está sempre tranquilo, soberano e tem o controle de tudo. Nunca encontraremos Deus preocupado!

Qual Deve ser Nossa Atitude em Meio à Tribulação? 

  • 1 Devemos entregar o problema nas mãos do Senhor;
  • 2 Devemos orar, meditar na Palavra e ter fé;
  • 3 Devemos em tudo, glorificar ao Senhor.

A pior tempestade não é aquela que se abate em nossas vidas, mas sim, aquela que está em nosso coração. Por isso Jesus quis acalmar não somente o mar, mas também o coração dos discípulos dizendo: “Tenha fé! Acalme-se!”

Neste texto fica evidente que nossa insegurança nasce da nossa falta de experiência com Deus! Com efeito, veja o que os discípulos dizem no vs.41: “Quem é esse…?”

Quando um Coração Não está em Tempestade, pois Sabe que sua Segurança está no Senhor

“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Sl 4:8).

Caro Amigo Leitor

De acordo com o exposto acima, todos nós passamos por problemas, independente do gênero, classe social, situação financeira, religião, grau de instrução; sempre estaremos sujeitos às tempestades que surgem em nossas vidas. Contudo, aqueles que estão em Cristo, depositam sua confiança no Senhor. Sabemos que Ele supre nossas necessidades e que todas as coisas cooperam para o nosso bem! Estamos vivendo os últimos dias da história e todas as profecias bíblicas se cumprem a cada dia! O fim está próximo e salvação só temos em Jesus, pois Ele deu sua própria vida para nos salvar! Arrependa-se de seus pecados e responda ao chamado de Cristo! Ele é o único Caminho, a Verdade e a Vida! Ninguém chega ao Pai se não for por intermédio dEle (Jo 14:6).

Para Meditar

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Sl 46:10). 

Vídeo Relacionado no Canal do YouTube

5 Formas de Superar as Tempestades da Vida

Estudo Relacionado Para Sua leitura

Quando a Oração Demonstra Faltas de Fé?

A oração é uma prática fundamental na vida do cristão, sendo comunicação direta com Deus, mas quando a oração pode demonstrar falta de fé?

Autor: Nelson Júnior – Ramificados

Termos de Uso do Site: Clique Aqui

Política de Privacidade do Site: Clique Aqui


Compartilhe o Conhecimento!