Compartilhe o Conhecimento!

Um anjo com roupas pretas, cabelos brancos e longos, um par de chifres pequenos, asas escuras, uma espada brilhante nas mãos, representando o diabo.

Introdução

Será que o cristão deve enfrentar o diabo ou deve duelar com ele, entrando em constantes batalhas? Seria possível amarrá-lo, entrevistá-lo, ou coisas do tipo? Satanás desiste do ser humano? Vamos descobrir?

Analisando a Primeira Carta de Pedro

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos” (1 Pe 5:6-9).

A Ingenuidade de Alguns Cristãos

Muitos acreditam que o cristão deve enfrentar o diabo em seu dia a dia. Baseados em atitudes e entendimentos incorretos de alguns líderes religiosos, pensam que devem entrar em guerra contra ele, amarrá-lo ou ainda, realizar entrevistas com Satanás para inflar o próprio ego, perante uma congregação. Contudo, a Palavra de Deus nunca orientou a fazermos isso e sabe quem deseja este combate? O próprio diabo!

Aproveitando a “ingenuidade” de alguns e da falta de caráter cristão de outros, ele intenta em nos enganar, pois sua intenção é exatamente fazer com que o cristão acredite que seja preciso vencê-lo e, assim, conseguirá atrair a todos para seu campo de batalha. Se você é um dos que acredita que o cristão deve enfrentar o diabo, ou que precisa vencê-lo, saiba que este ser já está derrotado! Jesus o venceu derrotando-o na cruz do Calvário e hoje, a única coisa que devemos fazer, é resistir!

Como Resistir ao Diabo e suas Astutas Ciladas?

Descubra Como Ele Age!

Entenda quais são suas estratégias de guerra e não ignore suas intenções, como Paulo escrevem em sua segunda carta aos Coríntios: “Porque não ignoramos os seus ardís” (2 Co 2:11).

O diabo tenta produzir em cada um de nós, a dúvida, o desânimo, a discórdia, a depressão, o desleixo, mudança de rumo, abandono de convicções etc.

Entenda seu Papel Como Cristão!

“O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho” (Ap 21:7).

Nosso papel é resistir ao inimigo e às suas propostas. Esta é a fórmula para vencer! Por meio da cruz de Jesus, desfrutamos de Seus planos para nós e não precisamos (nem devemos) barganhar em nada, pois nenhum de nós deve cobiçar coisas do mundo, nem muito menos, se conformar (tomar a mesma forma).

Jamais Aceite Falsas Doutrinas e Falsos Profetas!

Em nosso meio, existem muitos líderes religiosos pregando verdadeiras heresias, instruídos pelo demônio e é nosso dever, denunciar! Não devemos nos calar, pois, aquele que se cala, se torna conivente com o erro!

“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios” (1 Tm 4:1).

Tenha em Mente Textos Bíblicos e Declame em Situações de Confronto!

A todo instante em que Satanás citava versículos bíblicos a Jesus no deserto, Jesus o respondia com citações das Escrituras, veja:

– “Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus” (Lc 4:4);

– “Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás” (Lc 4:8);

– “Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus” (Lc 4:12).

Seguindo a Cristo, Não Precisamos Enfrentar o Diabo, mas Vamos Incomodá-lo e Ele Não Desistirá!

O inimigo sempre fica à espera de um momento oportuno para voltar a agir, entretanto, no versículo abaixo, note que Satanás deixou Jesus, contudo, até ocasião oportuna (esperando outra oportunidade para agir).

“Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna” (Lc 4:13).

Afinal, o Cristão Deve Enfrentar o Diabo?

Com os pontos acima, temos uma visão de como resistir ao nosso inimigo, mas precisa ficar claro que, quanto mais próximos de Cristo estivermos, maior será nossa proteção. Cristo é a Videira e nós somos os ramos. Ele supre tudo aquilo que necessitamos (inclusive nossa proteção espiritual) e, sem Ele, nada podemos fazer. Se estamos com Jesus, toda perda é ganho, contudo, sem Ele, todo ganho é perda! Não tente agir por força ou por violência, pois não é isso que a Bíblia nos ensina e não deixe seu ego lhe dominar! O estudo da Palavra é sua maior arma para não cair no engano.

Caro Amigo Leitor:

Permita-me amorosamente dizer-lhe, que estamos vivendo os últimos dias da história e todas as profecias bíblicas se cumprem a cada dia. O fim está próximo e salvação só temos em Jesus, pois Ele deu sua própria vida em favor dos meus e dos seus pecados, sendo Ele, o único caminho, a verdade e a vida, pois ninguém chega ao Pai se não for por intermédio Dele (Jo 14:6). Se você é um cristão, saiba que não precisa enfrentar o diabo, mas apenas, resistir e ele fugirá, como está escrito em Tiago 4:7.

Para Meditar:

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7).

Vídeo Relacionado no Canal do YouTube:

O Poder de Suas Escolhas: O Mistério da Lei do Retorno

Estudo Relacionado Para Sua Leitura

Vergonha ou Humilhação: Como Superar?

Você já passou por uma situação de vergonha ou humilhação em sua vida? Como lidar como uma experiência tão desafiadora?

Autor: Nelson Júnior – Ramificados

Termos de Uso do Site: Clique Aqui

Política de Privacidade do Site: Clique Aqui


Compartilhe o Conhecimento!