A Dicotomia das Portas: Vida ou Perdição?
Por que Jesus afirmou que a porta estreita conduz à vida enquanto a larga conduz à perdição? Será que todos os cristãos realmente optaram pela porta estreita? Vamos refletir sobre isso?
O Significado de “Esforçar-se” no Contexto Bíblico de Lucas 13:23-25
“Senhor, serão poucos os salvos?” Ele respondeu: “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, pois eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: ‘Senhor, abre-nos a porta’. “Ele, porém, responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês’.” (Lc 13:23-25).
Conforme o texto citado, Jesus declara que tanto a porta quanto o caminho que levam à vida são estreitos (Mt 7:14). Sendo assim, desde já, compreendemos que isso implica em uma passagem solitária, individual, pois nenhuma outra pessoa pode nos acompanhar por essa porta, nem mesmo nos guiar pelo caminho!
De acordo com o versículo de João 14:6, Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, sendo que ninguém pode chegar ao Pai senão por meio d’Ele, o Único caminho para a salvação! Mas, qual é a relação entre Ele e a porta estreita?
Analisando o Original
Uma explicação notável está no original grego para a palavra “esforcem-se” que abre o versículo (Lc 13:23): agwnizomai (agonidzomai) = significa lutar ou batalhar intensamente por algo.
Essa explicação se assemelha à palavra usada para descrever o sofrimento de Cristo no Getsêmani, onde Ele transpirou gotas de sangue, mostrando o esforço que devemos fazer para entrar por essa porta.
“E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra” (Lc 22:44).
Contraste entre as Portas Estreita e Larga
A porta e o caminho são estreitos, pois indicam retidão de pensamentos e decisões; demonstram a singularidade da nossa jornada com Cristo; deixam claro que a filiação a uma denominação específica não garante a salvação; e evidenciam que, para os que atravessaram essa porta, não há retorno!
Da mesma forma, há a porta larga e o caminho espaçoso que levam à perdição! Para aqueles que a escolhem, tudo é fácil; tudo é permitido; as coisas mundanas têm grande valor; o ego é exaltado; acredita-se que muitos podem seguir juntos, de forma ecumênica e generalizada; e, infelizmente, muitos cristãos estão nesse caminho (optando pela porta larga, mesmo sendo membros de uma instituição religiosa)!
Implicações da Escolha: Caminhando com Cristo ou Rumo à Perdição
“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” (Mt 7:22,23).
A Porta Estreita: Passo a Passo Rumo à Santidade:
- Avançar passo a passo em uma jornada guiada pelo Senhor;
- Valorizar a salvação mais do que os bens materiais;
- Produzir frutos em prol do Reino de Deus;
- Almejar a santificação e fazê-la um propósito de vida;
- Entregar o controle total de nossas vidas nas mãos de Jesus.
Como observamos no versículo-chave deste estudo, para alguns, não será apenas uma questão de escolha, pois desejarão entrar, mas não conseguirão! Será que isso se deve a suas verdadeiras intenções? Será por causa do amor às coisas do mundo e aos bens materiais? Lembre-se da mulher de Ló, que olhou para trás, arrependida pelo que deixou, e tornou-se uma estátua de sal!
Caro Amigo Leitor
Ao meditar sobre o estudo acima, você perceberá a importância de escolher a porta estreita que conduz à vida! Se você ainda não teve um encontro genuíno com Cristo, permita-me dizer-lhe amorosamente que estamos vivendo nos últimos dias da história. Todas as profecias bíblicas se cumprem a cada dia, e o fim está próximo. A salvação só está em Jesus, pois Ele deu sua própria vida por nossos pecados! Reflita sobre isso e arrependa-se!
Para Meditar
“Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, responderá: Não os conheço, nem sei de onde são vocês” (Lc 13:25).
Video Relacionado no Canal do YouTube
Estudo Relacionado Para Sua Leitura
Falsos Cristãos: O Meu Desabafo
Autor: Nelson Júnior – Ramificados
Termos de Uso do Site: Clique Aqui
Política de Privacidade do Site: Clique Aqui