Introdução
Quais são as coisas que tiram nossa paz? Qual o causador do medo, que retira o prazer de descansar aos finais de semana e ocupa a mente a maior parte do tempo? É provável que você responda algum sofrimento amoroso, doenças, problemas financeiros ou até profissionais, mas saiba que, tudo isso é resultado de uma coisa: A Ansiedade!
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus” (Fp 4:6,7).
Origem da Palavra Ansiedade
Vem do latim “Ânsius”, que significa “enforcar” ou “estrangular”! Traz uma ideia de um estrangulamento físico que sufoca, conectado a uma luta mental por uma preocupação.
Na parábola do semeador (Mc 4:1-20), Jesus usa uma analogia de algo que sufoca, estrangula e está ligado à nossa ansiedade. Com efeito, Ele nos diz que, algumas sementes do semeador caíram na rocha; outras em terra superficial; a terceira parte caiu em meio aos espinhos e lá, os frutos que nasceram, foram sufocados; finalmente, algumas sementes caíram em bom solo. Ao mesmo tempo em que o Mestre faz essa analogia, o interessante é que Ele também interpreta esta parábola! Note que “o semeador semeia a Palavra” (vs.14); as sementes representam a Palavra de Deus, semeada por alguém que ensina, instrui e, neste caso, pelo próprio Senhor. Ele interpreta todos os 4 tipos de solo, mas aqui, a categoria que nos interessa (para este Estudo) é a 3ª: aqueles que caíram em meio aos espinhos e foram sufocados.
O que é Ansiedade?
É a inquietação dolorosa da mente, causada pelos nossos medos pendentes. Ficamos agitados, em alguns casos entramos em pânico, perdemos a consciência e não conseguimos dar continuidade nas atribuições de nossas vidas (causando também distração e divisão). Mas, por que isso é errado? Qual o problema na ansiedade?
4 Motivos para não Ficarmos Ansiosos (Todos Ligados à Sufocamento)
1) A ansiedade destaca ponto de vista humano, sufocando o ponto de vista divino (motivo pelo qual ficamos com medo);
2) Sufoca nossa habilidade de distinguir o que é realmente essencial (por isso ficamos distraídos, pensando em coisas desnecessárias);
3) Somos sufocados por preocupações (e por isso não relaxamos e nos tornamos infrutíferos);
4) Sufoca nossa alegria, nossa energia e por isso, nos tornamos pessoas negativas e pessimistas.
A Ansiedade Dentro do Contexto de Lucas 10:38-42
Podemos observar um pouco da intimidade de Jesus. Havia uma casa em Betânia, onde moravam Marta, Maria e Lázaro (quase 5 km de distância de Jerusalém), que servia de “refúgio” para Cristo. Desta forma, ali Ele não encontrava pessoas com perguntas traiçoeiras e maliciosas, mas sim, pessoas que O amavam e desejavam estar em Sua companhia. Nesse sentido, será que, se fosse hoje, Ele escolheria nossa casa? Vejam no vs.38 deste capítulo que, Jesus e seus discípulos foram para este povoado. Imagine ter o próprio Deus em sua casa com seus discípulos!
As Atitudes de Marta e Maria
Marta estava preocupada, atarefada, ansiosa, tentando ser útil e fazer o melhor pelo Senhor, por outro lado, Maria estava com a mente tranquila, contente e apensas quis participar dos ensinamentos de Jesus, aos pés da vida mais Santa que já houve na Terra!
Maria devia pensar que, uma casa deve estar limpa o suficiente para ser saudável e, desarrumada o suficiente para sermos felizes nela, pois sua preocupação não era com as necessidades da casa, mas sim, com a grande oportunidade de ouvir o Senhor!
Assim que o nome de Marta é mencionado na Bíblia, vemos que ela estava distraída (conforme a explicação acima, já sabemos ser um atributo da ansiedade). Por certo, ela era a pessoa que assumia o controle, tomava conta da casa e era responsável por tudo. No vs.40, a Palavra nos informa sua distração, querendo cuidar de tudo e oferecer a melhor hospitalidade. Toda aquela preocupação a sufocou, causando divisão e já não conseguia distinguir o que realmente era importante! Então, surge uma reclamação de Marta por sua irmã estar sentada enquanto ela cuidava de tudo sozinha! Os pensamentos de Marta não estavam focados em Cristo, mas sim, no serviço que ela estava realizando. A atitude dela de querer preparar tudo era válida, contudo, não estava centrada no principal.
Agora, Veja o que Jesus Disse sobre a Ansiedade
“Marta, Marta, estás ansiosa”, ou seja, você está sendo dividida, distraída e sufocada por dentro! Então, Jesus complementa dizendo que Maria escolheu a boa parte e que não tirariam isso dela, fazendo assim uma comparação entre as duas atitudes e demonstrando o tipo de escolha que devemos fazer!
Vamos Analisar os Dias Atuais
Estamos sempre correndo; com a agenda cheia de compromissos; tentamos resolver tudo à nossa maneira; e, como resultado disso tudo, subtraímos a presença de Deus de nossas vidas. Você tem algum problema que lhe aflige? Entregue nas mãos do Senhor e confie em Sua sábia providência! Não podemos dividir nossas vidas entre sagrado e secular! Nossa vida deve ser uma vida de louvor e adoração a Deus (em todas as áreas)!
O melhor antídoto para a ansiedade é lembrar que, quem tem o controle da minha e da sua vida, é O SENHOR!
Caro Amigo Leitor
Se você está trilhando seu caminho sozinho, lembre-se do seu Criador! Não teve um encontro verdadeiro com Cristo? Faça-o neste dia! Coloque sua vida nas mãos do Único que pode lhe salvar: Jesus! Amanhã pode ser tarde demais!
Para Meditar
Deus é maior do que qualquer problema que você esteja passando! Ele pode mudar o rumo de sua vida e dar refrigério para seu coração! Confie!
Vídeo Relacionado no Canal do YouTube
Sementes Invisíveis: O Que Elas Revelam Sobre Você?
Estudo Relacionado Para Sua Leitura
Exemplo de Cidadania Através de Jesus Cristo
Autor: Nelson Júnior – Ramificados
Termos de Uso do Site: Clique Aqui
Política de Privacidade do Site: Clique Aqui