Compartilhe o Conhecimento!

Jesus Cristo, exemplo de cidadania, falando com alguns judeus de sua época. Ao fundo, paredes do templo judaico.

Introdução

Ao examinarmos a vida de Jesus Cristo, encontramos não apenas o nosso Salvador, mas também, o maior exemplo de cidadania e compromisso social que já existiu na Terra. Neste texto, vamos explorar como Jesus, enquanto homem, demonstrou ativamente sua cidadania, servindo de modelo inspirador para todos os cristãos.

O Exemplo de Cidadania de Jesus

Jesus se envolveu profundamente com as questões sociais e humanitárias durante sua vida terrena, mesmo que o egoísmo e individualismo estivessem tão presentes na sociedade! Ele viveu em constante preocupação com o bem-estar do próximo.

O Propósito de Jesus

Desde o início de Seu ministério, Jesus declarou Seu propósito de trazer boas novas aos pobres, proclamar libertação aos cativos, restaurar a visão aos cegos, libertar os oprimidos e proclamar um novo tempo da graça do Senhor (Lucas 4:18,19). Sua vida foi um testemunho vivo desse compromisso.

Desde cedo, enfrentou grandes dificuldades! Sendo assim, Sua infância já começa a ser narrada com o exílio e a necessidade de se esconder, devido a perseguição ordenada pelo rei Herodes, com intuito de tentar matá-Lo (Mt 2:12-23).

Conforme o conceito de cidadania (onde há o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, estabelecidos na Constituição de um país), podemos afirmar que Jesus foi cidadão e, como tal, não fugiu de Suas responsabilidades, servindo de exemplo para todo cristão!

Exemplo de Cidadania e Compromisso Social

O Pagamento de Impostos

Jesus não se eximiu de suas responsabilidades cívicas e pagou seus impostos (Mateus 17:24-27).

Crítica à Injustiça

Ele criticou a injustiça e a lentidão do sistema judicial, demonstrando sensibilidade às questões sociais (Lucas 13:31-33), incluindo em Sua crítica, a própria sociedade que amava (Lc 13.34-35).

Defesa da Justiça

Jesus enfaticamente defendeu a justiça para todos, não apenas para os humildes e oprimidos, como demonstrado em João 8:2-11.

Protestos Contra o Errado

Protestou contra o que estava errado (por diversas vezes), mesmo que Seu protesto fosse contra alguma autoridade, conforme alguns exemplos a seguir: contra o comércio realizado no Templo (Mt 21:12); contra autoridades do povo judeu (fariseus e mestres da lei), chamando-os de hipócritas, serpentes, raça de víboras (Mt 23:29-33); estando frente a frente com Pilatos, afirmou que a autoridade que o mesmo afirmava possuir, do alto lhe fora dada (Jo 19:11), evidenciando não ser mérito próprio!

A Exemplificação da Cidadania Cristã

Jesus Cristo é o modelo supremo de como nossa vida deve ser vivida. Ele nos traz lições não apenas espirituais, mas também, nos ensina a sermos cidadãos responsáveis. Ele nos ensinou a nos importarmos com o próximo, a nos envolvermos em questões sociais e a agir com amor e compaixão, refletindo o amor do Pai celestial.

A Responsabilidade do Cristão

Assim como Jesus nunca se omitiu diante das injustiças e das necessidades humanas, cada cristão é chamado a seguir Seu exemplo. Devemos ser agentes de transformação em nossa sociedade, buscando sempre a honra e a glória do Senhor em todas as nossas ações.

Conclusão

Ao seguirmos o exemplo de Jesus Cristo, não apenas como nosso Salvador, mas também como modelo de cidadania e compromisso social, podemos verdadeiramente fazer a diferença no mundo em que vivemos, contribuindo para um impacto positivo em nossa sociedade.

Que possamos, assim como Ele, nunca nos omitirmos diante das injustiças e das necessidades do próximo, mas agirmos com amor, compaixão e justiça, refletindo o caráter de Cristo em tudo o que fazemos.

Para Meditar

Sua contribuição como cidadão de um país não lhe trará algum tipo de mérito para salvação, pois o ÚNICO que pode lhe salvar é Jesus Cristo, que entregou Sua própria vida pelos nossos pecados. Salvação é um presente de Deus e não vem de obras para que ninguém se glorie (Ef 2:8,9). Contudo, este gesto de cidadania será uma demonstração de amor ao próximo e preocupação com os rumos de sua nação.

Vídeo Relacionado no Canal do YouTube

Ninguém Determina Nada a Deus

Estudo Relacionado Para Sua Leitura

Deem e Lhes Será Dado: Dentro do Contexto

Deem e Lhes Será Dado, o versículo de Lucas 6:38, é frequentemente citado em contextos religiosos, mas nem sempre é compreendido em sua totalidade.

Autor: Nelson Junior – Ramificados

Termos de Uso do Site: Clique Aqui

Política de Privacidade do Site: Clique Aqui


Compartilhe o Conhecimento!