Compartilhe o Conhecimento!

Qual à qualidade da pregação do Evangelho hoje em dia? O que dizer da banalização que estamos notando em inúmeras denominações?

Introdução

Certamente que todos nós já ouvimos falar do crescimento do Cristianismo no mundo! Sendo assim, o avanço da igreja também é algo notório, seja em nosso país ou qualquer outro (com raras exceções). Com efeito, a divulgação do último Censo em 2022 no Brasil, existem mais igrejas em nosso país, do que escolas e hospitais juntos. Mas, e quanto à qualidade da pregação da Palavra nos púlpitos de nossas igrejas? O que dizer da banalização do Evangelho que estamos notando em inúmeras denominações e da ganância de determinados líderes religiosos? Estamos influenciando o mundo em que vivemos, ou estamos sendo influenciados por ele?

A Geração Mais Fraca do Cristianismo!

Sem dúvida, o avanço da igreja está chegando a locais nunca antes alcançados, mas o que vem sendo pregado por aí, é o que realmente preocupa, pois o Evangelho deve libertar vidas e não as escravizar! A pregação atual dos líderes religiosos está baseada num ciclo vicioso onde apenas versículos isolados são lidos e interpretados (de maneira incorreta). Dessa forma, servem de base para segundas intenções!

Mesmo que exista ganância por trás de alguns púlpitos, os membros dessas instituições não são vítimas! A Bíblia é bem clara quando diz que o homem erra por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22:29). Estamos num país livre onde temos a liberdade de abrir a Bíblia, ler e sair do engano! Então, por qual motivo isso não é feito?

Veja a Situação de Alguns Cristãos em Outros Países

Apesar de termos liberdade para pregar o evangelho e proclamar o plano da salvação, essa não é a realidade em diversos países, onde milhares de cristãos acabam sendo mantidos em cárceres, campos de concentração, e muitos, dentro de gaiolas e containers por tentarem professar sua fé em Jesus. Há países em que, se uma pessoa se declarar cristã em público, será morta por fuzilamento ou enforcamento. A saber, existem cristãos sendo caçados como animais, para matá-los, filmando todo o ato para que, posteriormente, os agressores possam expor esses vídeos na internet com o intuito de chocar o mundo!

Focando a Banalização do Evangelho Apenas no Brasil

Dois Lados de uma Mesma Moeda

Primeiramente, de um lado da moeda, estão os líderes gananciosos e interesseiros que deturpam a Palavra de Deus para vender um “evangelho” que massageia o ego dos pecadores (quando a mensagem deve demonstrar a natureza pecaminosa do homem); Pregam somente bênçãos e prosperidade financeira (quando Deus também nos ensina que Sua graça nos basta); Anunciam cura para qualquer tipo de doença, segundo a vontade deles (quando o correto, seria segundo a vontade de Deus);

Juntamente com o outro lado (da mesma moeda), estão os “fiéis” que se apegam a Deus por puro interesse de receber bens materiais, serem bem-sucedidos na vida ou obterem cura para alguma enfermidade! Para aqueles que assim agem, precisa ficar claro que, não é por você dizimar ou ofertar que o fará credor de Deus! Ele não lhe deve nada, pois tudo é d’Ele! Deus não lhe autorizou a barganhar, nem autorizou seu “pastor”, “bispo” ou “apóstolo”(com as devidas aspas)!

A todo instante, somos exortados a adquirir conhecimento na Palavra de Deus. Isso sempre foi assim (tanto no Velho como no Novo Testamento)! Outro ponto importante é que, nossa regra de fé e prática, deve estar fundamentada exclusivamente nas Escrituras (livro de “profetiza” também não serve se o assunto é Salvação)!

Veja o que Deus Diz sobre a Falta de Conhecimento

“Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: “A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus” (Os 4:1).

“Só se veem maldição, mentira e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério mais adultério; ultrapassam todos os limites! E o derramamento de sangue é constante” (Os 4:2).

“Por causa disso a terra pranteia, e todos os seus habitantes desfalecem; os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar estão morrendo. “Mas, que ninguém discuta, que ninguém faça acusação, pois sou eu quem acusa os sacerdotes. Vocês tropeçam dia e noite, e os profetas tropeçam com vocês. Por isso destruirei sua mãe” (Os 4:3-5).

“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos” (Os 4:6).

“Quanto mais aumentaram os sacerdotes, mais eles pecaram contra mim; trocaram a Glória deles por algo vergonhoso. Eles se alimentam dos pecados do meu povo e têm prazer em sua iniquidade. Portanto, castigarei tanto o povo quanto os sacerdotes por causa dos seus caminhos, e lhes retribuirei seus atos” (Os 4:7-9).

“Eles comerão, mas não terão o suficiente; eles se prostituirão, mas não aumentarão a prole, porque abandonaram o Senhor para se entregarem à prostituição, ao vinho velho e ao novo, o que prejudica o discernimento do meu povo” (Os 4:10-11).

Note a Gravidade na Sequência dos Próximos Versículos:

“Eles pedem conselhos a um ídolo de madeira, e de um pedaço de pau recebem resposta. Um espírito de prostituição os leva a desviar-se; eles são infiéis ao seu Deus” (Os 4:12).

“Sacrificam no alto dos montes e queimam incenso nas colinas, debaixo de um carvalho, de um estoraque ou de um terebinto, onde a sombra é agradável. Por isso as suas filhas se prostituem e as suas noras adulteram” (Os 4:13).

“Não castigarei suas filhas por se prostituírem, nem suas noras por adulterarem, porque os próprios homens se associam a meretrizes e participam dos sacrifícios oferecidos pelas prostitutas cultuais — um povo sem entendimento precipita-se à ruína!” (Os 4:14).

“Embora você adultere, ó Israel, que Judá não se torne culpada! “Deixem de ir a Gilgal; não subam a Bete-Áven. E não digam: ‘Juro pelo nome do Senhor! ’Os israelitas são rebeldes como bezerra indomável. Como pode o Senhor apascentá-los como cordeiros na campina? ” (Os 4:15-16).

“Efraim está ligado a ídolos; deixem-no só! Mesmo quando acaba a bebida, eles continuam em sua prostituição; seus governantes amam profundamente os caminhos vergonhosos. Um redemoinho os varrerá para longe, e os seus altares lhes trarão vergonha” (Os 4:17-19).

Toda a Bíblia nos Instrui a Adquirir Conhecimento!

A falta do conhecimento gera a banalização do Evangelho! Pecam os líderes gananciosos e pecam aqueles que os financiam!

O verdadeiro Evangelho é simples e tem como mensagem, uma simples palavra: ARREPENDAM-SE!

Deus pode abençoar, curar, permitir que você prospere, mas, Ele também poderá lhe dizer: “Minha graça te basta”! Precisamos aprender que viemos para o mundo sem nada e que também voltaremos da mesma forma! Nada será levado! O que Jesus disse sobre o homem rico que queria acumular riquezas? Ele disse: “Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12:20); quando Paulo orou três vezes para que fosse retirado seu espinho na carne, a resposta foi: “A minha graça te basta” (2 Co 12:9).

Já temos o principal: a nossa salvação! Se vier algo a mais, amém! Se não vier, amém também! Precisamos rever as intenções pelas quais buscamos a Deus! Devemos buscá-Lo de coração sincero para agradecimento, pois não somos merecedores de nada! Combata a banalização do Evangelho!

Para Meditar

Você já comparou alguma pregação com o que a Bíblia revela? Faça o teste! Se não encontrar base bíblica, trata-se de um falso profeta!

Vídeo Relacionado no Canal do YouTube

Debaixo do Sol é Tudo Vaidade: Os Mistérios de Eclesiastes

Estudo Relacionado Para Sua Leitura

Um Cristão Deve Julgar? O Que Diz a Bíblia?

Será que o cristão não deve julgar? Somos orientados a não julgar o que está errado?

Autor: Nelson Junior – Ramificados

Termos de Uso do Site: Clique Aqui

Política de Privacidade do Site: Clique Aqui


Compartilhe o Conhecimento!