Introdução
No capítulo 15 do Evangelho de João, Jesus apresenta uma poderosa metáfora: Ele é a videira verdadeira, e nós somos os ramos. Essa imagem vívida nos convida a refletir sobre nossa conexão com Ele e a importância de Sua presença em nossas vidas, encontrando a verdadeira Satisfação Espiritual.
Como Base para o Estudo, Usaremos o Capítulo 15 do Evangelho de João:
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (Jo 15:1-8).
Se estivermos ligados a Ele e tivermos Suas palavras em nós, pediremos tudo e será feito. Ainda segundo o texto, informa que sem Ele, nada podemos fazer!
Satisfação Segundo o Dicionário:
Conforme o dicionário, “satisfação” é o ato ou efeito de satisfazer-se; contentamento; prazer advindo da realização do que se espera ou deseja.
Como Teremos Contentamento ou Prazer por Algo Realizado se não Estivermos em Jesus?
A saber, fora de Cristo, temos uma vida completamente vazia e sem sentido. Visto que Ele é a única Videira que pode transmitir salvação, alegria, paz e vida, se somos os ramos dessa Videira, receberemos nutrientes necessários para uma vida abundante, desde que Nele estejamos conectados!
Além disso, por meio desse contentamento, dessa satisfação integral, sentimos a necessidade de transmitir tudo aquilo que estamos vivendo e é neste momento que começamos a frutificar. Se há alguém que acredite estar na Videira, contudo não produz frutos, demonstra seu engano, pois não sente o prazer da realização de algo em favor do Reino de Deus, nem mesmo o contentamento por trazer outros ao encontro da Videira! Sendo assim, a falta deste sentimento demonstra ausência dos nutrientes que a Videira nos proporciona, pois outra demonstração dessa ligação perfeita e de total satisfação, está na obediência ao Senhor!
Aplicação Prática
Encontrando Satisfação em Cristo no Mundo Atual
Mesmo em horas difíceis, em horas onde tudo parece dar errado, aquele que está em Cristo confia nos cuidados do Criador. Nesse sentido, sabemos que, com Jesus, até mesmo as perdas se transformam em ganhos, e não tememos o dia mal. Entendemos que estamos seguros e somos totalmente satisfeitos pela vontade soberana do Pai, pois vivemos uma vida dependente do Espírito e não da carne! Sendo assim, nessa dependência, lutamos contra o pecado, contra as tentações e obtemos vitória em Cristo Jesus! Não por próprios méritos, afinal, por nós mesmos não seríamos capazes! O Senhor nos capacita e supre nossas necessidades!
À medida que refletimos sobre a satisfação em Cristo, nos desafiamos a aplicar esses princípios em nossa vida diária. Isso pode significar buscar uma vida de comunhão constante com Ele por meio da oração e da leitura da Palavra, buscar oportunidades para servir aos outros e compartilhar o amor de Cristo com aqueles que nos cercam. Quando vivemos uma vida verdadeiramente satisfeita em Cristo, nos tornamos testemunhas vivas do Seu poder transformador e do Seu amor incondicional.
Para Meditar
“A minha alma ficará satisfeita como de rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará” (Sl 63.5).
Vídeo Relacionado no Canal do YouTube
Desvendando o Propósito da Sua Vida: Lições do Navio e da Fé Cristã
Estudo Relacionado Para Sua Leitura
Ansiedade: 4 Motivos Para Combatê-la
Autor: Nelson Júnior – Ramificados
Termos de Uso do Site: Clique Aqui
Política de Privacidade do Site: Clique Aqui